domingo, 9 de março de 2014

Música e Sociedade



A música é um elemento social de suma importância. É tão inerente e importante ao social que está presente em todas as sociedades de todas as épocas. Sendo um bem cultural, possui diferentes funções e significados nas diversas culturas de diversas sociedades. Estas funções sociais sempre existirão porque é característico da música.
Estudos comprovam que havia música na Pré-história. Na Antiguidade, a música era usada no Egito e na Suméria, em louvor a líderes, nas procissões reais. Na Grécia antiga, tamanha era a importância da música aos gregos, que a mesma era ensinada obrigatoriamente. A música esteve presente desde as primeiras civilizações.
Também pode ser percebido nas sociedades anteriormente citadas, que havia diferenças nas funções sociais da música. Pois, na Pré-história, a música, ainda não concebida como Arte, oriunda provavelmente da necessidade de comunicação, estava ligada aos rituais. No Egito, estava relacionada à religião e a política e na antiga Grécia, era praticada de modo integrado com a poesia e a dança; a educação musical era considerada essencial para a formação integral do indivíduo grego.
Se outras sociedades forem observadas, será novamente visto o desempenho do papel social da música, isto porque, ela não tem um fim em si mesma, mas sim valores e funções sociais e uma série de motivos comprovados cientificamente que garantem sua importância para o homem: para o social e para sua formação.
Allan Merriam cita dez principais funções sociais da música: de expressão emocional, de prazer estético, de divertimento, de comunicação, de representação simbólica, de reação física, de impor conformidade às normas sociais, de validação das instituições e dos rituais religiosos, de contribuição para a integração social e contribuição para a cultura. Ainda há dúvida sobre a importância da música para a sociedade?

Foto: Erica Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário